Trabalhos Científicos



I - PREMIAÇÕES

Foram submetidos 845 trabalhos ao XIX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Após rigorosa avaliação, foram identificados 20 trabalhos que se destacaram como verdadeiros outliers, excepcionais em sua qualidade! Esses 20 trabalhos receberão um Certificado de Destaque e serão reavaliados por uma comissão tripartite, que selecionará os cinco premiados​. Aqui, apresentamos os 20 títulos dos trabalhos, seus autores e as instituições envolvidas.

 

  • Os cinco trabalhos científicos premiados receberão certificado especial: 1º Lugar Mérito Científico, 2º Lugar Mérito Científico e 3º Lugar Mérito Científico e Menção Honrosa (4º e 5º)


II - Instruções para submissão de trabalhos

Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão/apresentação esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição, este poderá ser feito após a divulgação dos trabalhos aprovados.

 

Os trabalhos aprovados serão publicados na Revista Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções.

 

Poderão ser submetidos trabalhos nas categorias: estudos ou relatos de casos e pesquisas de campo. Não serão aceitos trabalhos na modalidade de revisão da literatura. Os autores poderão selecionar a modalidade preferencial de apresentação: apresentação oral, pôster comentado ou pôster (apenas exposição).

O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

 

Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:

1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. 

2) Clique no menu [Meus Trabalhos].

3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha todos os campos do formulário online.

4) Antes de submeter o trabalho, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio.

5) Escolha a forma de apresentação preferencial:

• Apresentação Oral

• Pôster comentado

• Pôster  (apenas exposição)

 6) Ao finalizar a submissão do(s) trabalho(s), clique no botão [Sair].

7) Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho, ou seja pela sua submissão no sistema, confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão).

8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o trabalho pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

9) Para novos acessos a web, basta informar LOGIN e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

 

ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão ser enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado no sistema. 



III - Instruções para preparação de trabalhos

  • O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite máximo de 18 palavras. 
  • O corpo do texto deverá ter entre 250 e 300 palavras* (a contagem de palavras não inclui título e autoria/filiação).

* A contagem de palavras do sistema segue a mesma regra aplicada no Word (Microsoft Office) ou Writer (LibreOffice). A contagem de palavras do Google Docs segue uma regra diferente e não se aplica para esta submissão.

  • Tipos de trabalhos a serem submetidos:
    • Resumo de Trabalho Científico /Pesquisa de campo - deverá ser digitado em corpo único, na seguinte apresentação: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
    • Relato de Caso/Estudo de caso - deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Desenvolvimento, Discussão e Comentários Finais.
  • Os trabalhos podem ser enviados em português, espanhol ou inglês, respeitando-se as normas gramaticais do idioma escolhido.
  • Serão aceitas até três imagens na submissão eletrônica (podendo ser gráficos, tabelas e/ou figuras), que deverão ser anexadas individualmente, no formato jpg, jpeg, png ou pdf, com no máximo 2Mb, em campo específico. No corpo do texto, deverá apenas conter a referência ao anexo, indicando o local da entrada de cada uma delas. Essa indicação será contabilizada no número limite de palavras. A legenda de cada imagem deverá ser informada em campo específico.
  • Deverão ser informadas de 3 a 5 palavras-chave de acordo com os DeCS - Descritores em Ciências da Saúde.
  • Deverão ser informadas as referências, no máximo 5 e preferencialmente os artigos dos últimos cinco anos, em campo específico (separadas do corpo do texto).


IV - Informações importantes

Quanto à Submissão:

  • Cada resumo poderá conter, no máximo, 12 (doze) autores, devendo ser registrado o autor responsável pela apresentação, que deverá ser preferencialmente aquele que submete o trabalho e realiza sua inscrição junto ao evento.
  • Não há limite de trabalhos submetidos por profissional inscrito. 
  • Não será aceito trabalho de revisão da literatura, inclusive revisão sistemática, bibliométrica, metanálise, etc.
  • Toda menção a drogas deverá ser registrada pelo nome genéricos.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento dos pressupostos éticos para pesquisas envolvendo seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais quando aplicáveis.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou sobre os autores após a data limite para envio de trabalhos. Assim, todas as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, bem como sobre os custos com transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
  • O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentá-lo, se aceito, durante o congresso.
  • A apresentação do trabalho deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.
  • O autor responsável pela submissão poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de indicar outra modalidade de acordo com a relevância e originalidade do trabalho analisado.

 

Quanto às Datas:

  • O prazo final para submissão dos trabalhos será: 15/07/2024.
  • O resultado está previsto para ser divulgado na área restrita do autor, no menu [Meus Trabalhos] no dia 20/08/2024​.
  • O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até o dia 08/11/2024​.
  • Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
  • Qualquer necessidade de alteração/modificação APÓS O ACEITE DO TRABALHO deve ser notificada à organização do evento até o dia 04/11/2024, através do endereço do HelpDesk, informando a necessidade da troca, cuja justificativa será analisada pela organização.

 

Quanto aos Critérios de Avaliação:

  • Os trabalhos serão avaliados quanto à: originalidade, relevância, aplicação prática, divulgação de experiencia relevante para a área, atendendo ao estado da arte no tema escolhido.
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  • A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.


V - Temas

» Eixo 01 - Vigilância Epidemiológica dos Eventos Infecciosos e Não Infecciosos
» Eixo 02 - Principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) Associadas a Dispositivos Invasivos
» Eixo 03 - Stewardship, Antimicrobianos e Resistência Microbiana
» Eixo 04 - Segurança do Paciente e do Profissional de Saúde
» Eixo 05 - Processamento dos Produtos para a Saúde / Limpeza e Desinfecção
» Eixo 06 - Tópicos Especiais em Controle de Infecção (PGRSS, Lavanderia, Hotelaria Hospitalar)
» Eixo 07 - Higiene de Mãos e Precauções e Isolamentos
» Eixo 08 - Inteligência Artificial e Prevenção de IRAS
» Eixo 09 - Infectologia
» Eixo 10 - Infecções em Pediatria e Neonatologia
» Eixo 11 - Outros Temas de Controle de Infecções e Infectologia


VI - INSTRUÇÕES PARA AUTORES DE TRABALHOS APROVADOS - APRESENTAÇÃO ORAL

APRESENTAÇÃO ORAL

  • A apresentação oral deverá ser feita em 10 minutos, havendo mais 5 minutos para discussão com os avaliadores. As orientações para cada modalidade de trabalho deverão ser seguidas rigorosamente para a apresentação.

  • O responsável pela apresentação deverá conferir o local, sala e horário da apresentação. Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Meus Trabalhos] e previamente estipulado no programa científico do congresso.

  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 2 horas ao Media Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema usando um pendrive.

  • O uso do slide padrão do evento para elaborar a apresentação é OBRIGATÓRIO. [CLIQUE AQUI] para fazer o download do template oficial. 

  • Caso o autor responsável pela apresentação não compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.

  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos. 



VII - INSTRUÇÕES PARA AUTORES DE TRABALHOS APROVADOS - PÔSTER COMENTADO

 PÔSTER ELETRÔNICO COMENTADO

  • O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: [https://e-poster.com.br/cih2024/]
  • Prazo de envio: até 18/11/2024 - O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
  • As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima.
  • A emissão do certificado eletrônico é condicionada ao envio do arquivo do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável.
  • Em virtude do formato de apresentação, todos os trabalhos que foram aprovados para pôster e que os autores enviaram o arquivo pelo site conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não é necessário imprimir o banner.
  • Durante o congresso, os participantes poderão acessar todos os pôsteres aprovados em qualquer um dos cinco totens disponíveis. Os trabalhos podem ser encontrados por ID, título e assunto. Cada trabalho tem um link para acessar o arquivo do pôster.
  • ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica no menu [MEUS TRABALHOS] do autor responsável pela submissão.
  • O autor ou coautor, que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).
  • Cronograma de apresentações - Pôster Eletrônico Comentado
  • Haverá uma Sessão de visita aos pôsteres indicados para a sessão de Pôster Comentado, em que os autores dos trabalhos selecionados deverão apresentar o seu trabalho para o nosso time de especialistas convidados para a atividade.
  • Tempo apresentação: 5 minutos, acrescido de 2 minutos para discussão


VIII - INSTRUÇÕES PARA AUTORES DE TRABALHOS APROVADOS - PÔSTER ELETRÔNICO

  PÔSTER ELETRÔNICO (somente exibição)

  • O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: [https://e-poster.com.br/cih2024/]
  • Prazo de envio: até 18/11/2024 - O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
  • As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima.
  • A emissão do certificado eletrônico é condicionada ao envio do arquivo do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável.
  • Em virtude do formato de apresentação, todos os trabalhos que foram aprovados para pôster e que os autores enviaram o arquivo pelo site conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não é necessário imprimir o banner.
  • Durante o congresso, os participantes poderão acessar todos os pôsteres aprovados em qualquer um dos cinco totens disponíveis. Os trabalhos podem ser encontrados por ID, título e assunto. Cada trabalho tem um link para acessar o arquivo do pôster.
  • ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica no menu [MEUS TRABALHOS] do autor responsável pela submissão.
  • O autor ou coautor, que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).


IX - Publicação

Todos os trabalhos aprovados e apresentados no XIX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar serão publicados sob a forma de short communication na Revista Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções. A publicação contará com DOI e ISBN.



X - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição/apresentação do trabalho). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.


Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

 

  • Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo autor responsável pelo trabalho.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do HelpDesk do site do congresso.
  • Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do HelpDesk do site do congresso.


Realização

 

Organização


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